Comunicação na gestão pública: como usar o meio digital para estar próximo aos cidadãos

Conteúdosfevereiro 5, 20205 Minutes

A comunicação na gestão pública é essencial para gerar proximidade entre o município e o cidadão, e Internet surge como um aliado para que as prefeituras possam divulgar informações, manter o cidadão por dentro do que é realizado pela gestão municipal e construir uma relação de confiança, satisfazendo seus anseios e necessidades.

Neste artigo você verá os principais desafios enfrentados para a aplicação do comunicação da gestão pública e quais soluções de mídia digital podem ser utilizadas para aproximar a prefeitura dos cidadãos. Confira!

Desafios na comunicação na gestão pública

A gestão pública tem a necessidade de demonstrar para o eleitor o andamento e ou execução de seus projetos, para comprovar o vínculo e comprometimento efetivo com a satisfação do cidadão. É nessa hora que o digital faz toda a diferença, garantindo suporte para que gestores públicos divulguem seus projetos de forma direcionada.

Um dos principais benefícios da divulgação das ações da gestão pública é que ela fomenta o debates entre os cidadãos e, desta forma, também auxilia na melhoria da oferta dos serviços prestados nos setores públicos. Confira 3 pontos chave que devem ser analisados durante o planejamento de comunicação para gestão pública:

1) Entender o novo comportamento do cidadão

Com a evolução do uso de computadores e smartphones, o perfil do cidadão e o estilo de vida de algumas gerações tem passado por mudanças. Conhecer o público, entender seus hábitos e necessidades, é um fator importante para levar até eles informações personalizadas de acordo com o seu perfil e com as plataformas em que se encontram.

A cultura local, assim como a influência que ela tem sobre determinado público, também deve ser considerada nas estratégias de comunicação. No caso das prefeituras, o ideal é concentrar os esforços nos cidadãos dos bairros e regiões mais próximas para que hajam resultados mais direcionados e eficazes.

2) Posicionar-se no contexto certo

Os governos, em suas várias instâncias, estão utilizando o digital para levar informações até os cidadãos e criar relações que impactam diretamente as políticas governamentais. Para que isso aconteça é importante estabelecer-se no meio online para transmitir o posicionamento do órgão diante do cidadão e da opinião pública, reforçando-a como uma instituição de referência.

3) Agir com transparência e responsabilidade fiscal

Durante o planejamento de uma ação para a gestão pública, é preciso manter-se dentro de alguns padrões e normas da comunicação pública estabelecidas pelos órgãos reguladores do estado. A SECOM, por exemplo, atua na orientação das boas práticas da comunicação social e do planejamento de mídias e veículos para entidades do Sistema de Comunicação de Governo. Essa secretaria estabelece critérios técnicos e fiscaliza a implementação das ações de comunicação para que sejam transmitidas informações de qualidade.

Além disso, a Lei de Acesso à Informação, que amplia e facilita a divulgação dos recursos gastos em diferentes áreas da gestão, também reflete nas ações de comunicação na gestão pública. Sendo imprescindível criar uma relação de transparência sobre os recursos gastos com publicidade para que haja comprovação efetiva dos resultados.

Como usar o meio digital para ficar mais perto dos cidadãos?

De acordo com as informações citadas ao longo do artigo é possível identificar a importância de uma boa estratégia de comunicação na gestão pública. As agências licitadas para projetos públicos precisam saber como utilizar o digital para fazer com que as prefeituras estejam onde os cidadãos estão, para ajudar neste processo, a Publya preparou um material com sugestões e estratégias que podem ser exploradas na comunicação das prefeituras que incluí:

Programática: o poder do uso dos dados para uma segmentação mais assertiva:
Dados de Terceiros: perfil de navegação, dados sociodemográficos e de comportamento;
Hyperlocal: alcançar os usuários que passam por pontos específicos da cidade;
Sites regionais: como estar presente nos sites de notícias locais também traz valor para os cidadãos;
Redes sociais: como estar nas principais plataformas de comunicação;
Waze: como usar o aplicativo para divulgação de projetos da prefeitura na cidade;

Saiba como usar a internet para elaborar um planejamento de mídia mais eficaz para as prefeituras, clique aqui.