Panorama: Aplicativos Mobile e Oportunidades para as Marcas

Conteúdosnovembro 3, 202114 Minutes

O celular é o principal meio de acesso a Internet entre os brasileiros, utilizado por 99% dos usuários. Não à toa, o Brasil é considerado o país com a maior média de tempo gasto em aplicativos. De acordo com a ComScore, os aplicativos correspondem a quase 89% do tempo consumido no Mobile. Comportamento impulsionado principalmente por aplicativos de comunicação, entretenimento, produtividade, educação e games.

Neste artigo, você verá um panorama do uso de aplicativos no Brasil e como as marcas podem utilizar a mídia digital para estimular interações com aplicativos próprios.

Uso da Internet via Dispositivos Móveis

O último painel da TIC Domicílios, publicado em 18 agosto de 2021, registrou que o uso da internet no Brasil teve um crescimento de 12 pontos percentuais no último ano, alcançando 152 milhões de brasileiros. O celular permanece em posição destaque entre os dispositivos mais utilizados, e para 58% brasileiros esta é uma forma exclusiva de acesso à internet. Principalmente entre as classes mais baixas, como C e D, que representam 58% e 90% respectivamente do uso de celular como fonte exclusiva de acesso à internet.

Esses dados também nos ajudam a ter uma visão do cenário potencial do uso de aplicativos no Brasil. De acordo com pesquisas recentes, os brasileiros passam em média 5,4 horas diárias em apps, posicionando o país com a maior média de utilização.

Outro aspecto interessante sobre o uso de dispositivos móveis é a adesão às compras no mobile-commerce e as compras via aplicativo. De acordo com a pesquisa WebShoppers, divulgado pela Ebit Nielsen, no primeiro trimestre de 2021, as vendas via dispositivos móveis atingiram R$ 28,2 bilhões, um crescimento de 28,4% comparado ao primeiro trimestre de 2020, já os pedidos chegaram a um crescimento de 56,3%. Além disso, a AppsFLyer registrou que no primeiro trimestre de 2021, os downloads de app de compras aumentaram 29% e a receita dentro deles cresceu 66%.

Cenário do Download de Aplicativos no Brasil

Com as pessoas passando mais tempo em casa e ainda trabalhando em home office, os aplicativos passaram a auxiliar na busca por organização financeira, na compra de produtos para casa e também no entretenimento.

No relatório divulgado pela AppsFlyer, os downloads de aplicativos do iOS e Google Play no Brasil alcançaram 2.6 bilhões no 1º trimestre de 2021. O mesmo relatório aponta que os apps de Finanças, Negócios e Educação tiveram o maior aumento percentual anual em downloads no 1º trimestre de 2021, com crescimento de 60%, 55% e 45% respectivamente. Já os aplicativos de Jogos atingiram 1,1 bilhões de downloads no 1º trimestre de 2021, um aumento anual de 15%.

O Brasil vem se mostrando um dos mercados mobile que mais crescem no mundo, sendo que as instalações não-orgânicas (ou seja, que foram realizadas por meio de campanhas de mídia e marketing) tiveram um aumento de 41% entre o 1º trimestre 2020 e o 1º trimestre 2021. As dez principais categorias de apps baixados de forma orgânica e não-orgânica, se destacam:

Categorias de Apps em Destaque

Saúde e Bem-Estar

Ao longo de 2020, os aplicativos de bem-estar e saúde tiveram um crescimento expressivo. De acordo com levantamento da App Annie, o total de downloads destes aplicativos cresceu 45% no Brasil, comparado com 2019. O número é maior do que a alta mundial, que foi de 30%. Entre os principais downloads, estão aplicativos da área de medicina com informações sobre o Coronavírus, a pandemia de Covid-19, além de ferramentas para exercícios físicos, práticas de yoga, meditação, vida em casa, entre outros.

Aplicativos de entregas – Delivery

Os serviços de delivery se popularizaram entre consumidores que procuram por facilidades na compra de produtos relacionados a bens de consumo, como restaurantes, mercados, farmácias, entre outros. De acordo com uma pesquisa da Galunion e do Instituto QualiBest, realizada em novembro de 2020, a quantidade de pessoas que não tinham aplicativos de entrega instalados caiu de 54% (2018) para 28% (em 2020).

A Kantar Ibope Media também destacou que durante a pandemia, 78% dos usuários de smartphone aumentaram ou começaram a comprar online serviços com entrega delivery e 63% a comprar alimentos com entrega delivery.

Apps para Conteúdo, Notícias e Livros

O consumo de conteúdos online, como a leitura de livros e revistas digitais, também vem crescendo via dispositivos móveis. De acordo com o relatório da Kantar Ibope Media, 50% dos usuários que acessaram a internet via smartphone leram notícias online em 2020. A Mobile Time também destacou que 46% dos brasileiros declararam já ter lido pelo menos um livro em um smartphone por meio de apps.

Apps de Streaming de Música

Impulsionado principalmente pelas plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, o celular é o meio utilizado por 82% dos usuários que escutam músicas, podcasts e rádios online, sendo que 66% afirmam que o fazem por mais de 1 hora por dia.

Apps de Mensagens e Vídeochamadas

Seja para assistir aulas, trabalhar ou conversar com familiares e amigos, aplicativos de mensagens e videochamadas tornam-se uma opção cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Segundo a TIC Domicílios, 80% dos usuários de internet fizeram chamadas de voz ou vídeo em 2020. A pesquisa Panorama Mobile da Opinion Box também aponta o WhatsApp como o aplicativo de mensagem mais utilizado pelos brasileiros, onde cerca de 99% das pessoas que têm smartphone têm o app instalado.

Marcas e Desenvolvimento de Apps Próprios

O desenvolvimento de aplicativos próprios se tornou uma estratégia complementar para marcas de diferentes setores, como varejo, shoppings, saúde, entre outros. Esse tipo de ação tem sido percebida de forma positiva pelos consumidores. No estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Sebrae, as notificações de ofertas por aplicativos de lojas aparece como um dos canais de comunicação que mais favorecem as compras não planejadas pelos internautas brasileiros, sendo destacada por 58% dos entrevistados.

Outro ponto de destaque apresentado na pesquisa é que os locais mais utilizados para realização de compras pela internet, depois dos sites de lojas (86%), foram citados por 79% dos entrevistados, um aumento de 18 pontos percentuais entre 2019 e 2020. O WhatsApp também teve um crescimento expressivo, destacado por 46% dos entrevistados, com um aumento de 28 pontos percentuais.

De acordo com os consumidores entrevistados, os produtos e serviços mais comprados por impulso são na internet comidas e bebidas por delivery (47%), moda e vestuário (42%), itens para a casa (26%) e eletrônicos/informática (21%).

Impulsionando Downloads e Ações nos Aplicativos

As campanhas de mídia digital podem ser utilizadas pelas marcas que desejam fortalecer a estratégia de divulgação do seu app, seja ao atrair novos usuários, divulgar promoções ou aumentar o número de usuários fidelizados.

De acordo com o relatório da AppsFlyer, no primeiro trimestre de 2021, 53% dos apps foram desinstalados dentro de 30 dias após a instalação. Isso demonstra que os usuários estão cada vez mais exigentes com a experiência oferecida pelos apps. Por isso, ter uma comunicação clara e desenvolver campanhas de aquisição assertivas, que ajudem a trazer um usuário qualificado para o app, é essencial para aumentar as chances de retenção a longo prazo.

Para capturar a atenção e interesse dos consumidores, é importante que a marca tenha um planejamento bem definido, identificando o momento dos usuários que deseja alcançar e como poderá utilizar os anúncios para estimulá-los. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Divulgar o App da Marca para Novos Usuários:

As marcas que desejam ampliar o alcance do seu aplicativo podem desenvolver estratégias para alcançar dois grupos de usuários no ambiente digital, como os que acessam assuntos relacionados ao app, mas não necessariamente então procurando sobre isso em aplicativos. Ou então, usuários que já costumam procurar por determinadas soluções, produtos e serviços relacionados ao aplicativo que a marca oferece.

  • Atrair Novos Usuários em Datas Específicas:

Outra estratégia efetiva para as marcas que desejam fomentar a interação com o aplicativo é apostar no desempenho online das datas comerciais, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, entre outros. Dessa forma, é possível alcançar usuários interessados em baixar o app, e conhecer promoções e facilidades exclusivas.

Sugestão de Estratégia Digital

Para esses dois momentos, o planejamento pode conter soluções como a mídia programática, que permite utilizar diferentes segmentações para encontrar os usuários mais propensos a baixarem o app, como dados de interesse, intenção de compra e até mesmo por categorias de apps instalados no celular do usuário. Dessa forma, é impossível impactar tanto os usuários que demonstram um tipo de comportamento online aos que já utilizam apps similares ao da marca, e por isso, apresentam maior propensão em se interessar e fazer o download do app. Os formatos disponíveis nesse caso são o Display e Native Ads.

Já no Google Ads, é possível utilizar o objetivo de Instalação de Apps, que tem como foco impactar os usuários que não têm o app instalado. Além disso, o objetivo Universal para Apps, também traz a possibilidade de ampliar o alcance do aplicativo da marca em diferentes plataformas, como a Rede de Pesquisa, Youtube, Google Play e Gmail Ads. Nesta estratégia, o algoritmo do próprio Google otimiza a campanha com base no comportamento dos usuários que engajam com a campanha, direcionando o anúncio para outros usuários que possam apresentar maior propensão em baixá-lo.

  • Desenvolver estratégias de Retenção de Usuários:

Aqui o objetivo é se comunicar com usuários que são fãs da marca e/ou do app e já o utilizam para aumentar sua frequência de permanência.

Sugestão de Estratégia Digital

Por meio da mídia programática, as marcas podem utilizar diferentes formatos para fazer o retargeting app, estratégia que permite impactar os usuários que acessam/acessaram o aplicativo da marca em diferentes ambientes online. Já no Google Ads é possível utilizar o objetivo de Engajamento com o App, para impactar os usuários que possuem o app instalado, focando no aumento de tempo de uso e a geração de ações de valor. Outro detalhe importante é a comunicação adotada pela marca, que pode conter um viés mais apelativo para manter os usuários engajados com o aplicativo que já possui instalado.

Saiba mais sobre como adotar uma estratégia de mídia digital efetiva para sua marca, converse com um especialista da Publya.