Anúncios no Pinterest: Da busca por Inspiração até a Influência de Compra

Conteúdosnovembro 29, 20217 Minutes

O Pinterest é o principal destino para as pessoas que procuram inspirações sobre decoração, culinária, arte, construção, entre outros temas de interesse. Destacada no top 10 das redes sociais mais utilizadas no Brasil, a plataforma conta com cerca de 46 milhões de usuários mensais no país e 400 milhões de usuários no mundo.

Anunciar no Pinterest é uma forma de manter a marca exposta para pessoas que estão nesse processo de busca, e os produtos anunciados podem se tornar parte da jornada de consideração de compra. Neste artigo você verá quem são os usuários ativos, como é a relação com as marcas dentro do aplicativo e as soluções de anúncios disponíveis.

Perfil e Interesses dos Usuários do Pinterest

Conhecidos como “Pinners”, os usuários do Pinterest buscam ativamente inspirações que atendam aos seus mais variados interesses. É interessante notar que, de acordo com um levantamento da plataforma, as mulheres foram as primeiras a aderirem à rede social, e ainda hoje, representam a grande maioria dos usuários (+60%). Entre elas, a busca por assuntos como “ideias para o jantar”, “viagens” e “moda” são frequentes. Além disso, 56% das mães brasileiras estão presentes na plataforma.

Já o público masculino tem atingido um crescimento de 50% ao ano. As principais buscas feitas por eles são ideias e atividades relacionadas a casa, como construção, materiais de obras e manufaturas, culinária (panificação, refeições), entre outros.

Acessado principalmente por meio dos dispositivos móveis, o público predominante do Pinterest são os jovens e adultos, principalmente entre 25 a 34 anos (40%), 18 a 24 anos (21%) e 35 a 44 anos (18%).

Segundo dados da plataforma, o público abaixo dos 25 anos têm apresentado taxas de crescimento anual maiores do que as de outras faixas etárias. Entre as pesquisas realizadas por esses usuários mais jovens, destacam-se assuntos como moda, ideias de decoração, dicas de estudo, saúde mental, decoração para quarto, habilidades para a vida, entre outros.

Já entre os usuários entre 25 a 44 anos, houve um crescimento de 36% no uso do aplicativo durante 2020. As principais buscas realizadas dentro da plataforma refletiam um interesse em conciliar as novas tarefas em casa com o emprego de período integral e outras atividades familiares. Entre os assuntos que apresentaram maior crescimento entre este público foram: planos para a família em casa, objetos para decoração de espaços domésticos, rotina escolar dos filhos dentro de casa, como organizar um espaço de estudo para os filhos, entre outros.

Categorias mais procuradas e interesses do público do Pinterest:

Decoração para casa (69%)
Arte (58%)
Comida e bebida (57%)
Beleza (53%)
Artesanato e DIY (53%)

Relevância do Pinterest para as Marcas

Sentir-se inspirado é a principal motivação para os usuários do Pinterest, por isso, a maioria (97%) das pesquisas realizadas na plataforma não possuem o nome de uma marca específica. Essa dinâmica tem como resultado a exposição a um número cada vez maior de marcas. O que faz com que 80% dos usuários semanais do Pinterest conheçam novas marcas e produtos no aplicativo.

Esse é um ponto importante para as marcas que querem fazer parte do momento inicial da jornada de compra, mantendo-se próximo aos consumidores desde a busca por referências até tomarem uma decisão de compra. De acordo com a plataforma, 90% dos usuários do Pinterest dizem que estão sempre comprando e procurando por novos produtos, gastam (em média) 50% a mais do que os usuários de outras plataformas e +40% preferem se sentir inspirados durante a experiência de compra.

Esses aspectos refletem também na forma como as soluções da plataforma são utilizadas pelos consumidores. No ano passado, houve um aumento de 20x no número de usuários que interagem com a aba de compras (seção específica do aplicativo que funciona como uma galeria de produtos). Além disso, os usuários que buscam por referências e soluções dentro da plataforma levam em média 20 dias até realizarem uma conversão.

O espaço e o potencial de Ads no Pinterest

No Pinterest as marcas podem veicular anúncios para conquistar a atenção dos usuários, gerar tráfego para seu site ou conta dentro do app e estimular a conversão de visitantes em leads. Entre os formatos disponíveis para a veiculação de campanhas, podem ser utilizados imagens (únicas ou carrossel), vídeos ou coleções de produtos.

As campanhas podem ser segmentadas de acordo com dados demográficos (gênero, idade, local e idioma), palavras-chave (os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa e nos Pins relacionados), audiência customizada (lista de públicos) e segmentação de interesses, como por exemplo, animais, arquitetura, decoração para a casa etc.

A Publya reúne diversas soluções para que as marcas encontrem seu público-alvo no Pinterest e em outras plataformas, com mensagens totalmente personalizadas e de acordo com o interesse de cada usuário. Conheça as novas soluções! Converse com um especialista da Publya!

Mesmo com o crescimento das compras online, muitos consumidores prezam pelo mix experiência + relacionamento proporcionados pela visita a loja física. Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso durante o feriado de natal. Receba um planejamento personalizado de acordo com o comportamento da audiência da sua marca, entre em contato com a Publya.