Campanhas de natal: Insights sobre consumo e estratégias para anunciantes

Conteúdosnovembro 24, 20219 Minutes

O Natal é uma das principais celebrações do ano para confraternizar com a família e os amigos, além de ser considerada a data mais importante para o varejo tanto em volume de vendas como em faturamento. No Natal de 2020, houve um crescimento no varejo online de 44,6% no faturamento e 27,5% no número de pedidos quando comparado ao ano anterior.

Este ano, com maiores possibilidades de comemorar em conjunto, a expectativa da CNDL é que 123,7 milhões de consumidores devem ir às compras para presentear amigos e familiares. Confira insights sobre o comportamento de consumo e como os anunciantes podem se destacar na jornada de compra com campanhas de mídia. Acesse também o estudo completo.

Intenção de Compra no Natal: Presentes

O ato de celebrar em conjunto e trocar presentes tem um significado importante durante o natal, permitindo que as pessoas possam se manter unidas e retribuir o carinho àqueles que são próximos.

As pesquisas de intenção de compra de 2020 destacavam entre os principais presenteados: mãe (49%), filho(s) (45%), cônjuge (37%), irmãos (27%) e pai (26%) e as categorias mais procuradas: moda e acessórios (56%), brinquedos (37%), saúde e beleza (32%), eletrônicos (31%) e eletrodomésticos/eletroportáteis (24%).

É interessante notar que os benefícios que geram economia financeira, estavam entre os pontos mais importantes para realizar uma compra no ambiente digital, como: promoções (63%), boas taxas de frete (32%) e facilidades no pagamento (29%).

Apresentar ofertas e descontos especiais para pessoas que já adquiriram algum produto, ou visitaram o site, pode ser visto como um diferencial estratégico para os anunciantes. Utilize os criativos das campanhas para informar e engajar os usuários com as soluções da marca.

Intenção de Compra no Natal: Ceia Natalina

Reunir a família durante a ceia é uma das tradições mais importantes para a maioria das pessoas que celebram a data. Não à toa, no ano passado, 53% dos consumidores afirmaram que caprichariam mais na ceia. Além disso, na hora de comprar os produtos, foi possível ver diferentes tendências de consumo: 51% dos consumidores pretendem buscar por alimentos premium (comidas e bebidas de melhor qualidade), enquanto 42% afirmam que comprarão comidas de fácil preparo, como kits prontos. (Fonte: Facebook IQ)

É interessante notar que o Youtube aparece como uma plataforma popular entre as pessoas que desejam se inspirar na hora de executar essas receitas. De acordo com dados do Google Trends, as pesquisas relacionadas a “Ceia de Natal” e “Receitas de Natal” tiveram um crescimento expressivo nesse período.

(imagem)

Para este ano, a expectativa é que o setor de supermercados cresça 17% no volume de vendas. Por isso, apresentar ofertas e descontos especiais para pessoas que já adquiriram algum produto, ou visitaram o site, pode ser visto como um diferencial estratégico para os anunciantes. Utilize os criativos das campanhas para informar e engajar os usuários com as soluções da marca.

Relação de Consumidores com o Dinheiro

O recebimento do 13º e outros bônus de final de ano favorecem o aumento das compras durante este período. Este ano, 33% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º para comprar presentes. Outra possibilidade considerada pelos consumidores é a realização de atividades para adquirir um dinheiro extra. De acordo com a CNDL, 52% dos entrevistados disseram que pretendem fazer outras atividades para realizar a compra de presentes. Destes, a maioria são mulheres (64%) e pessoas pertencentes das classes C, D e E (68%).

Tradicionalmente o brasileiro utiliza parte do seu 13º para as compras dos presentes de Natal e para as comemorações das festas de final de ano. Mesmo em um momento atípico, como o da pandemia, que acarretou desemprego e insegurança, boa parte dos brasileiros deverão priorizar as compras em dezembro, o que trará uma importante movimentação para a economia do país”, afirma José César da Costa, presidente da CNDL.

Para facilitar a consolidação da venda e se adequar a diferentes perfis financeiros, as marcas podem oferecer soluções que agregam praticidade durante a compra, como opções de parcelamento, uso de cartão de crédito, bancos digitais, e o recente Pix.

Desempenho das Redes Sociais no Natal

Ao longo do ano passado, as redes sociais tiveram um crescimento expressivo no volume de interações. De acordo com o relatório da ComScore, os meses de novembro e novembro tiveram o maior volume de usuários únicos engajados.

A Knewin também registrou que as conversas sobre compras e presentes de Natal foram protagonistas no Twitter ao longo de dezembro de 2020. Entre os dias 1º e 26, foram 161.972 tuítes relacionados aos termos “compra(s) de natal” , “presente(s) de natal” e “amigo secreto”.

Campanhas de Mídia para o Natal

Os canais digitais têm forte influência na decisão de compra durante o natal. Segundo uma pesquisa do Facebook IQ, 73% dos consumidores exploram novos produtos com maior intensidade durante a época das festas de fim de ano e 36% afirmam que a publicidade em sites e redes sociais tem forte influência em suas decisões de compra.

Combinar estratégias para o ambiente online e offline é essencial para alcançar as pessoas que estão procurando por opções de presentes e produtos para a ceia. Durante a data, os anunciantes podem adotar diferentes canais para aumentar o tráfego online em páginas de produtos e ofertas, ou então, convidar as pessoas para uma visita a loja física. Alguns formatos e estratégias sugeridos para o período são:

Formatos Sugeridos:

  • Campanhas de Display se mostram bastante efetivas nesse contexto, já que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação. Dessa forma, o anunciante pode impactar os usuários com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.
  • Google Adwords ocupa um espaço importante durante o processo de pesquisas. Principalmente para reforçar a presença da marca como opção de compra e facilitar o caminho dos consumidores até o site. Os anunciantes podem apresentar anúncios na primeira página com base na palavra-chave pesquisada pelo usuário.
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram e Messenger) oferecem formatos diversificados (Feed, Stories, Mensagem) de anúncios, que permitem apresentar ofertas de produtos/serviços em formato de imagens e vídeos.

Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso durante o feriado de natal. Receba um planejamento personalizado de acordo com o comportamento da audiência da sua marca, entre em contato com a Publya.

Mesmo com o crescimento das compras online, muitos consumidores prezam pelo mix experiência + relacionamento proporcionados pela visita a loja física. Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso durante o feriado de natal. Receba um planejamento personalizado de acordo com o comportamento da audiência da sua marca, entre em contato com a Publya.