Copa do Mundo 2022: Audiência do Futebol e Mídia Digital

Conteúdosjunho 8, 20226 Minutes

A Internet trouxe para os torcedores de futebol a possibilidade de acompanhar em tempo real as informações sobre os jogos, rever lances e participar de discussões sobre o tema. Cerca de 68% dos brasileiros conectados são fãs de futebol, segundo dados da Kantar Ibope Media.

Com a chegada da Copa do Mundo no Catar, que terá início no dia 21 de Novembro, o ambiente digital pode ser utilizado por marcas de diferentes setores que desejam se comunicar com os fãs do esporte. Neste artigo você verá as expectativas para a Copa do Mundo, o perfil e comportamento dos usuários com interesse em futebol, além de soluções de mídia sugeridas pela Publya.

Expectativas para a Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo será acompanhada por 84% brasileiros, segundo o levantamento Meta Foresight. A fidelidade ao evento é grande, cerca de 75% afirmam que mesmo se a seleção brasileira for eliminada, continuarão a assistir aos jogos.

Torcer em conjunto é prioridade para os fãs de futebol: 78% dos brasileiros pretendem acompanhar os jogos com outras pessoas. Seja na própria casa (80%), na casa de amigos e familiares (46%), bares e restaurantes (29%), escritório ou ambiente de trabalho (21%) e até nos telões na rua (15%).

A mesma pesquisa aponta que os torcedores também planejam ir às compras:

  • 60% comprarão algum item de roupa
  • 56% carnes para churrasco
  • 55% bebidas alcoólicas
  • 51% petiscos ou salgadinhos

Além disso, 48% das pessoas disseram estar ansiosas para ver anúncios e campanhas que as marcas preparam para o evento.

Fonte: Meio Mensagem | Meta

Perfil dos Fãs de Futebol no Ambiente Digital

O futebol é uma paixão nacional e assistido por homens e mulheres de todas as idades. Segundo a Kantar Ibope Media, 68% dos brasileiros conectados são fãs de futebol e entre eles, 44% são mulheres.

Na hora de acompanhar os jogos e consumir conteúdo sobre o tema, os canais mais utilizados pelos torcedores são:

  • Transmissão ao vivo (73%)
  • Portais com conteúdos de futebol (48%)
  • Transmissões na Internet (38%)
  • Programas de resenha (24%)
  • Reprise dos jogos (19%)
  • Cartola (12%)

Fonte: Globo

A familiaridade com o ambiente digital não se limita às transmissões e notícias sobre o esporte. O relatório da Kantar Ibope Media destaca que o engajamento do público com o ambiente digital, também se traduz na compra de compra de produtos e serviços online:

54% dos apaixonados por futebol frequentemente usam a internet para planejar suas compras (vs 45% da média nacional)

53% acreditam que comprar online faz sua vida mais fácil (vs 47% da média nacional)

Relevância das Redes Sociais para o Futebol

A paixão por esportes conecta torcedores do mundo todo nas plataformas digitais. De acordo com um estudo da ComScore, os conteúdos da categoria Sports alcançaram 52% do total da população digital em julho de 2021. São aproximadamente 65 milhões de usuários interessados no tema em um único mês.

A pesquisa também mostra que eventos de grande porte, como as Olimpíadas de 2021, o número de interações dos usuários entre plataformas disparou em +700% Crossplatform (Twitter, Facebook e Instagram).

Quando o assunto é futebol, dados da Nielsen Sports mostram que o Twitter é um dos principais locais em que os usuários comentam e buscam notícias. Apenas em 2021 foram 298 milhões de tweets no Brasil, um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

A rapidez com que as informações são transmitidas é um dos principais atrativos. Um levantamento da plataforma apontou que 82% sentem que o Twitter os mantém conectados aos eventos pelos quais são apaixonados.

Na Copa do Mundo 2022, o uso das redes sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) aparecem como preferência para 55% dos torcedores que acompanharão conteúdos sobre os jogos. Já no quesito interações, 66% pretendem usá-las para comentar sobre os jogos, seguir perfis de jogadores e seleções, além de trocar mensagens.

Soluções em Mídia Digital

A audiência interessada por esportes é engajada no digital e possuem facilidade em lidar com diversas plataformas. Esse comportamento cria oportunidades para as marcas que desejam impactar usuários em diferentes momentos da sua jornada online, principalmente em grandes eventos, que ajudam a trazer influência e relevância para a comunicação da marca.

Confira as sugestões de estratégias que podem ser explorados no planejamento digital das marcas durante a Copa do Mundo:

  • Programática Display e Vídeo – Apresente anúncios para um público qualificado no ambiente digital, em diferentes portais de conteúdo e aplicativos.
    • Segmentação de audiências que demonstram interesse em produtos relacionados a esportes e futebol
    • Segmentação contextual para apresentar anúncios em páginas de conteúdos relacionadas a esportes e futebol
    • Anúncios em portais exclusivos via Private Deal: ESPN, Superesportes, Globo Esporte (GE), Esporte Interativo, Lance, Torcedores e entre outros
  • Private Deal: Player – Distribuição de conteúdo esportivo para os principais portais do Brasil em formato VOD, pre-roll e post-roll.
  • Private Deal: GOAL Apresente anúncios na maior rede de futebol do mundo, com atuação expressiva no Brasil.

Solicite uma proposta personalizada para sua marca. Entre em contato com a Publya!