Dados de audiência no Facebook, Instagram e Messeger [2022]

Conteúdosagosto 10, 20224 Minutes

O relatório Digital 2022, lançado pela We Are Social, registrou que as plataformas Facebook, Instagram e Messenger possuem juntas mais de 300 milhões usuários no Brasil.

Posicionados como os apps mais populares do país, as ações destacadas como mais comuns entre os usuários são: compartilhar informações com amigos e familiares, acompanhar/descobrir novos conteúdos e encontrar produtos. É interessante notar que entre os perfis mais seguidos, 39% dos usuários dizem seguir marcas que compram e 36% seguem marcas que possuem interesse em comprar.

Pesquisas sobre o desempenho da plataforma: 

A pesquisa Mídias Sociais 360°, que avalia as movimentações do público, marcas e influenciadores nas principais redes, desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faap, também aponta:

No Facebook, foram registradas cerca de 21 mil interações nas páginas das celebridades e criadores de conteúdo. Em média, esse grupo publica conteúdos no Facebook duas vezes por semana. Ainda que os vídeos tenham ganhado força em outras redes, no Facebook, as fotos ainda são o formato favorito, seja para influenciadores ou marcas, aponta o estudo. O engajamento cresce ainda mais quando associado a links. No entanto, apenas 4,6% dos conteúdos postados pelas empresas são nesse formato.

Já no Instagram, as marcas registraram um crescimento no número de fãs maior que o dos influenciadores. Entre janeiro e março, as marcas avançaram 2,33% contra 1,71% dos influenciadores. Em contrapartida, o nível de engajamento conquistado pelos influenciadores na plataforma ainda é maior que o das marcas.

Consumo de Vídeo nas Redes Sociais

Plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter, possuem recursos cada vez mais sofisticados para que os usuários compartilhem vídeos. Como resultado, um estudo recente da Comscore registrou que 37% dos usuários passam de 1 a 3 horas por dia assistindo a conteúdos de vídeo nessas plataformas.

O mesmo estudo apresentou um aumento de 35% nas visualizações de vídeos quando comparado a 2019, atingindo 49 bilhões de views. Além de um crescimento de 20% no número de interações, atingindo 4,7 bilhões de ações.

Publicidade dentro do Facebook Ads/Meta Ads

As soluções da Meta/Facebook fazem parte do planejamento estratégico da maioria das marcas que buscam ampliar sua presença e engajar potenciais consumidores, seja de forma orgânica ou por meio da publicidade.

As redes sociais trazem resultados efetivos para as marcas que utilizam o Feed e Stories para apresentar sua mensagem. Segundo a Social Media Today, 40% dos usuários fizeram mais compras por meio de anúncios nas redes sociais. A influência dos anúncios também pode ser percebidos nesses dados:

  • 93% dizem que os vídeos são importantes quando vão fazer uma compra
  • 74% dos consumidores dizem que engajam com publicidades via instagram stories
  • 71% compraram um produto ou serviço depois de assistir o vídeo da marca nas redes sociais

Com mais de 70% de audiência elegível para receber anúncios no Instagram e Facebook, dentro do app as campanhas podem ser configuradas para alcançar públicos específicos, em formatos variados e atendendo objetivos que vão desde promover a marcar, até estimular conversões.

Acesse o Mídia Kit da Publya para conhecer as possibilidades de campanha ou entre em contato para conversar com um dos nossos especialistas.